segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Resenha: Quando Nietzsche Chorou

Irvin D. Yalom é um escritor americano, formado em psiquiatria na Universidade de Stanford.
O livro é baseado em fatos reais. E ao contrário do que se possa imaginar é narrado pela perspectiva de Josef Breuer, médico de Nietzsche.
No livro, Irvin D. Yalom usufrui de personagens reais, como o próprio Josef Breuer, o psedônimo Anna O, Lou Salomé, e Freud.

{PhotoAlt}

Josef Breuer espera ansiosamente por Lou Salomé, atordoada pelo desespero e negação de Nietzsche quanto ao término do relacionamento entre eles, ela procura ajuda para Nietzsche, que possui pensamentos suicidas.
Friedrich Nietzsche desperta a curiosidade de Breuer, que relutantemente decide ajudar o mais novo paciente. Porém a visita de Lou nunca poderia ser revelada a Nietzsche, que o faz pensar que está sendo tratado apenas pelas fortes enxaquecas.

Durante suas conversar com Nietzsche, Breuer descobre que para ajudar seu paciente, precisa encarar seus próprios demônios. E de paciente, Friedrich Nietzsche passa à médico. Com o andamento de cada consulta, com cada um descrevendo o que acha do outro, um elo de amizado é criado, e os dois fazem uma descoberta incrível em volta da psicanálise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

NO INSTAGRAM: @RUNFFE


Layout e design: Céu em Versos
CÉU EM VERSOS 2013 - 2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS